O QUE É SOFTWARE LIVRE?
Achamos importante explicar que software é o mesmo que aplicativo, ou seja, é um programa de computador, ou uma aplicação computacional que “roda” em um computador (seja ele de mesa, notebook, celular, carro, geladeira, relógio… Enfim, quase tudo tem um computador embutido e onde tem computador tem software).
Essa palavra, do inglês, vêm da mesma época (anos 80) do hardware [parte física do computador], e eram apresentados da seguinte forma: “Software é o que você xinga e Hardware é o que você chuta”.
Nos tempos atuais hardware virou Dispositivo e software virou Aplicativo, só isso!
AS QUATRO LIBERDADES ESSENCIAIS
Então, para definir que um aplicativo é software livre, as pessoas que o utilizam precisam ter direito às quatro liberdades essenciais: [1]
- A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).
- A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
- A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros (liberdade 2).
- A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
Um aplicativo é software livre se ele dá às pessoas que o utilizam todas essas liberdades de forma adequada. Do contrário, ele é não completamente livre.
SOFTWARE LIVRE, SOCIEDADE LIVRE
PRECISAMOS MAIS DE RICHARD STALLMAN, NÃO MENOS
“O movimento do software livre é um dos movimentos sociais mais bem-sucedidos que surgiu da cultura da computação, impulsionado por uma comunidade mundial de pessoas programadoras éticas dedicadas à causa da liberdade e do compartilhamento.”