1989
Desenvolvimento do SOX
SOX foi um sistema operacional Brasileiro baseado no UNIX, desenvolvido no final dos anos 80 pela COBRA (Computadores e Sistemas Brasileiros S/A, atualmente BB Tecnologia e Serviço S/A), sob a liderança de Ivan da Costa Marques. O SOX foi projetado para rodar em minicomputadores da própria Cobra e fez parte da Política Brasileira de Informática que tinha por objetivo alcançar a independência tecnológica no setor de Informática. SOX foi um dos primeiros Unix-like totalmente independente da AT&T e o único desenvolvido fora dos Estados Unidos.
1990
Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP)
Em meados dos anos noventa o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) teve a iniciativa pioneira de começar paulatinamente a utilizar Linux em seu laboratório.
1995
Departamento de Ciência da Computação da Universidade de São Paulo
Departamento de Ciência da Computação da Universidade de São Paulo concedeu ao instituto uma sala pequena e quatro computadores que serviram como embrião para a criação de uma rede Linux. Depois de um período de experiência, a rede foi liberada para ser utilizada pelos alunos de computação em março de 1997, devido à importância para a formação dos alunos o acesso a um e-mail próprio e à World Wide Web, além do próprio contato com um sistema operacional UNIX.
2000
desenvolvimento de um programa de Governo eletrônico, o eGov
No governo federal, em 2000 foi desenvolvido um programa de Governo eletrônico, o eGov, que buscava a democratização do acesso à informação e a melhora da qualidade do acesso e serviços de informação. O Comitê Executivo do Governo Eletrônico (CEGE) tinha por objetivo formular políticas, estabelecer diretrizes, coordenar e articular as ações de implantação do eGov, este por sua vez voltado para a prestação de serviços e informações ao cidadão.
2000
Fórum Internacional de Software Livre (FISL)
A Primeira edição do fisl aconteceu nos dias 4 e 5 de maio do ano 2000, no Salão de Atos da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As principais atividades foram relacionadas a apresentação de estudos de caso de utilização de SL e de conceitos de Software Livre. A primeira edição surgiu a partir da ideia de alguns ativistas, que já acumulavam experiência na administração pública, onde buscavam construir alternativas livres na Administração Popular de Porto Alegre. Entre os pioneiros, ativistas como Marcelo D’Elia Branco, Mario Teza e Ronaldo Lages.
2003
Governo Federal passa a priorizar o uso de software livre
Em maio de 2003, o ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu anunciou ao comitê que o governo federal iria utilizar preferencialmente o software livre. Esta adoção seguia a lógica da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de apostar no desenvolvimento nacional e de construir uma política tecnológica que permita introduzir o país de maneira consistente na economia global. Com isso, todos os ministérios do Brasil, que na eṕoca totalizavam 26, foram formalmente instruídos para aderirem ao software livre.
2004
Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (LATINOWARE)
O Latinoware ou Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas, surgiu em 2004, criado pela Itaipu Binacional e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.
2004
Lançamento da revista LINUX MagazineTimeline Heading
Linux Magazine (ISSN 1806-9428) é uma revista impressa e digital sobre sistemas operacionais de código aberto (principalmente Linux) e programas compatíveis com estes. Publicada no Brasil pela editora Linux New Media do Brasil, a Linux Magazine atualmente possui 84 páginas impressas em quatro cores. A primeira edição da Linux Magazine foi publicada em agosto de 2004, com 100 páginas. O conteúdo da publicação se derivou das revistas publicadas pela editora alemã Linux New Media AG, principalmente Linux Magazin (Alemanha) e Linux Magazine International (Reino Unido).
2005
O primeiro laboratório multiterminal do país
Em 2005 foi inaugurado o primeiro laboratório multiterminal do país, recurso que possibilita economia com a aquisição do hardware, instalação, manutenção e luz elétrica uma vez que uma só CPU é conectada a quatro conjuntos de tela, mouse e teclado. A iniciativa foi desenvolvida pelo Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná através de software totalmente livre, em um esforço local de desenvolvimento em conjunto com a comunidade do sistema gráfico X.Org. A solução viabilizou o aparelhamento dos laboratórios de informática de todas as escolas públicas do Paraná.
2005
primeira edição do Software Freedom Day no Brasil
O Software Freedom Day (SFD) é uma celebração mundial anual do Software Livre. O SFD é um esforço de educação pública com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o Software Livre e suas virtudes e incentivar seu uso. O Software Freedom Day foi criado em 2004. Cerca de 12 equipes participaram do primeiro Dia da Liberdade de Software. A primeira edição do evento no Brasil aconteceu em 2005.
2007
Criação do portal do software público
Em abril de 2007 foi criado o Portal do Software Público Brasileiro (Portal SPB) com o objetivo de compartilhar os softwares livres e abertos desenvolvidos por e para o Governo Brasileiro.
2009
Primeira edição da revista Espírito Livre
A revista Espírito Livre é uma publicação brasileira que aborda temas relacionados à tecnologia, software livre, cultura e sociedade. O projeto teve início em 2009, com o professor, pesquisador e entusiasta de tecnologia, João Fernando Costa Júnior e a partir daí passou a ser mantida por uma equipe de colaboradores voluntários, com o objetivo de promover a cultura do software livre, do código aberto, da cultura livre e da democratização do conhecimento.
Se você tem informações ou materiais que podem contribuir para deixar essa linha do tempo mais completa ou mais correta, por favor contribua através de nossa issue no Gitlab!