SOFTWARE LIVRE
BRASILEIRO
Conheça os projetos que nasceram no Brasil e que são mantidos por pessoas éticas dedicadas à causa da liberdade e do compartilhamento de conhecimento
BIG LINUX
O Big Linux é uma distribuição Linux feita no Brasil, conhecida por sua facilidade de uso e personalização. Perfeito para quem está começando no mundo GNU/Linux ou para quem busca um sistema operacional estável e seguro. Com uma interface intuitiva e uma comunidade ativa, o Big Linux oferece uma experiência completa e satisfatória, seja para uso pessoal ou profissional.
BAOBÁXIA
Baobáxia é uma arquitetura distribuída, voltada para a integração de redes locais mesmo em localidades nas quais a conexão à internet seja instável, lenta ou ausente. Não basta usar tecnologias de informação já existentes – precisamos moldar o próprio desenvolvimento para que atenda às demandas da sociedade.
Adota como princípio básico e metodologia de trabalho os fundamentos do software livre, tanto na gestão das equipes de trabalho, quanto nas soluções tecnológicas que utilizará. Concebido e desenvolvido pela Rede Mocambos.
MAPAS CULTURAIS
Software livre, colaborativo e interativo de mapeamento e gestão cultural. A plataforma foi conceituada em 2013, a partir de uma articulação plurissetorial, que envolveu diversos atores no desenho e sistematização dos principais objetivos estratégicos, caminhos de implementação do projeto e requisitos do sistema.
No Mapas Culturais, as informações são organizadas em torno de cinco entidades: Agentes, Espaços, Eventos, Projetos e Oportunidades (Editais). O cadastro é sempre realizado a partir de um Agente Cultural.
E-CIDADE
O e-cidade destina-se a informatizar a gestão dos Municípios Brasileiros de forma integrada. Esta informatização contempla a integração entre os entes municipais: Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Autarquias, Fundações e outros.
A economia de recursos é somente uma das vantagens na adoção do e-cidade, além da liberdade de escolha dos fornecedores e garantia de continuidade do sistema, uma vez apoiado pelo Ministério do Planejamento.